quinta-feira, 23 de abril de 2009

Todas as vezes em que uso minhas sandálias da Taoolee, chovem amigas tecendo elogios e querendo saber de onde são. As palmas não são para mim, mas para Rita Simpson e Vania Filippo, as responsáveis por criar calçados despojados, modernos e muito confortáveis. A Taoolee surgiu há cinco anos, quando Rita, que já foi designer de diversas grifes cariocas, apostou numa marca própria. Sorte nossa! Além dos calçados, a Taoolee também produz bolsas com a cara do Rio.



Antenadas com a necessidade de preservar o meio ambiente, elas vêm investindo em materiais ecologicamente corretos, como os tecidos com fios produzidos a partir de garrafas PET recicladas. Na coleção outono-inverno, muitas sapatilhas com fivelas coloridas e, no ano em que Chanel está em todas as páginas, o clássico pied de poulet. Difícil é escolher entre tantas (lindas) opções.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Acessórios com a cara do Brasil

Sou fã de um acessório bem alegre e colorido para dar vida a uma produção, principalmente àquelas mais básicas. Quem não concorda que o conjunto jeans e camiseta fica muito mais charmoso com um belo colar ou com pulseiras estilosas? Em meio a tantas opções de bijus, destaco os colares da designer carioca Luisa Herculano, que produz e expõe suas peças em um charmoso ateliê-showroom no Jardim Botânico. Os materiais preferidos de Luisa são fios encerados de algodão, que vão se misturando ao couro e a peças de resina em tranças e amarrações cheias de ritmo.


Todas as peças são feitas artesanalmente, à mão, com um rigoroso controle de qualidade. Carmen Miranda adoraria estes belos balangandãs!

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Crias da terra

Como boa niteroiense, escolhi para este post de estreia duas lojas da minha terra, de perfis muito diferentes, mas que me cativaram desde a primeira vez em que pus os olhos em suas peças. A Tempo 4 tem como marca registrada os vestidos de seda pura e tafetá. As estampas, escolhidas a dedo pela estilista Beth Novaes, são alegres e temáticas. É impossível esquecer a coleção inspirada em Escher, com os peixinhos repetidos ao infinito. Sim, a Tempo 4 investe em roupas não apenas chiques e bem-feitas, mas em roupas com conceito. E não posso deixar de ressaltar o acabamento das peças, revisadas uma a uma pelas costureiras.



A coleção de outono da marca, intitulada "Metrópoles", pensa na mulher contemporânea, urbana, que busca praticidade e conforto, sem perder a elegância. Tecidos tecnológicos de acabamentos modernos foram os escolhidos para a meia estação. Na paleta, cores neutras, elegantes e eternas, para um guarda-roupa de peso. Acentos coloridos e estridentes aparecem por baixo de jaquetas e casacos. Formas que remetem à arquitetura dos grandes centros urbanos unem-se à elegância diária. Nas estampas, grafismos e peles de bichos.








A Thrüston, por sua vez, investe em roupas confortáveis e casuais, perfeitas para o trabalho e para curtir o fim de semana bem à vontade. O forte da marca são os tecidos naturais, como o algodão (de boa qualidade) e o linho; e a linha de sandálias (lindas as rasteirinhas!) e bolsas, todas feitas em couro e com design exclusivo da estilista Renata Clemente. E o melhor: todas as sandálias são confortabilíssimas. O outono-inverno da marca segue a tendência e vem com cores neutras, do off-white ao areia, mescladas com tons mais alegres, como azul, rosa e amarelo, que aparecem principalmente nas blusas. Para arrematar o visual, as biojoias da designer Maria Oiticica, que são vendidas na Thrüston.


Quem gostou vai ter que atravessar a Baía para conferir ao vivo. Mas vale a pena, eu garanto.