segunda-feira, 29 de junho de 2009

Mostra Acessórios (e o boom de eventos de moda)


Parece que empresários e produtores de moda se deram conta de que não basta fazer coisas bonitas e criativas, é preciso expô-las e, é claro, vendê-las. Depois da São Paulo Fashion Week e do Fashion Rio, surgem outros grandes eventos neste cenário, como o Minas Trend Preview (organizado por Eloysa Simão, este ano destituída do comando do Fashion Rio, que passou para Paulo Borges) e o Rio Summer (encabeçado também por Eloysa e por Nizan Guanaes).

A reboque dessas feiras maiores, pipocam também outras, menores, mas que desejam entrar no eixo da moda nacional. É o caso da Mostra Acessórios, evento que está em sua 12ª edição e que acontece em São Paulo de 13 a 16 de julho. Idealizado por Stella Reis Ventura (empresária), Debora Gelman (consultora de moda) ,Elaine Landulfo (designer) e Daniela Cecchini (joalheira), a mostra surgiu para valorizar o acessório, como acontece atualmente com a moda. Segundo Stella Reis Ventura e Debora Gelman, o objetivo é buscar artistas e designers que criam o tempo todo e que façam produtos que saiam do lugar-comum. Para selecionar os participantes, elas dizem que são considerados fatores como inovação no uso de materiais, políticas de preços adequadas ao mercado, atendimento focado em público lojista e apresentação, acabamento e design do produto. São lançadores de moda que têm foco duplo: tanto na moda quanto na arte. Desenvolvem pesquisa em cima de conceito, materiais e tendências. E afirmam que a longo prazo querem introduzir a Mostra Acessórios no calendário de moda de São Paulo.


Nesta edição, a Mostra, que tem cerca de 70 expositores de todo o Brasil, traz produtos ecologicamente corretos. As fotos deste post são de alguns deles. Parece que, no que depender de bom gosto, a Mostra Acessórios vai conseguir seu lugar ao sol. Basta agora as entidades ligadas a produtores e lojistas trabalharem para a criação de um calendário nacional de feiras e eventos ligados à moda, fortalecendo o mercado nacional, inclusive no exterior, e possibilitando que todos os interessados possam se organizar para comparecer.

2 comentários:

  1. mari, so no seu site q tem essas informações e esses acessórios e vestidos e tudo o mais tão diferentes, originais, praticamente alternativos. parabéns!

    ResponderExcluir
  2. mari, no seu site a gente lê essas informações e vê esses produtos originais e lindinhos assim. ele tem uma cara bem diferente da maioria dos q falam sobre esse assunto. parabéns!!!!

    ResponderExcluir