sexta-feira, 18 de março de 2011

Caminho inverso

Como jornalista, recebo muitos releases, sugestões, e-mails e correspondências todos os dias. Nem sempre dá tempo de analisar tudo com a atenção que eu gostaria. Na maioria das vezes, quando chega um  material e vejo que não diz respeito ao caderno que estou fazendo, passo adiante sem maior dor na consciência. Mas hoje recebi o folder de uma exposição e, por um acaso estando num dia mais tranquilo, decidi dar uma espiada. A expo, chamada "“Com quem você tem bordado?”, é do artista mineiro Rodrigo Mogiz. E fiquei muito contente de ter parado pra ver o material.




Natural de Belo Horizonte , onde vive e trabalha, o artista de 33 anos expressa suas ideias através da milenar arte do bordado. Rodrigo borda sobre folhas de entretela, que, com a sua semitransparência, velam figuras propositalmente escondidas. São camadas como em uma pintura convencional, apesar de o artista também fazer uso da tinta em alguns pontos do trabalho. É um jogo de mostrar e esconder e de criar contrapontos, mas que também propõe que essas figuras estabeleçam suas relações e seus diálogos.



A técnica que Rodrigo utiliza está ligada à moda, ao feminino e ao artesanato doméstico, para representar temáticas não convencionais a esse ato de bordar, como o conflito humano com a sexualidade, a afetividade, a violência. As figuras são retiradas de revistas de moda e tratam da sensualidade de diferentes formas.



As figuras e a temática escolhidas pelo artista, é claro, me chamaram a atenção. Logo pensei no caminho inverso que ele traçou: ver a arte na moda é lugar-comum, mas a moda na arte já nem tanto. Amei a delicadeza do trabalho e sua multiplicidade de significados.


A exposição é gratuita e está na Galeria de Arte Ibeu, na Av. Nossa Senhora de Copacabana 690, 2º andar. A mostra fica em cartaz de 24 de março a 6 de maio, com visitação de segunda a sexta, das 13h às 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário