quinta-feira, 24 de março de 2011

Moda com sotaque regional (no melhor sentido)


Tenho um pé bem atrás com roupas com uma cara muito "regional". Talvez porque, com tantos bordados,  muitas vezes o acabamento deixa bastante a desejar. Mas conheci a Katmos, grife de Governador Valadares (MG) que me surpreendeu com uma moda com sotaque regional nada amador. Para a coleção outono-inverno, o tema escolhido foi "Em cada canto um conto", inspirado na literatura de cordel.




Festas e costumes populares nordestinos serviram de norte para criar peças com aplicações que rememoram bordados de almofadas, bandeirolas comemorativas, tecelagem de redes de pesca e rendas de algodão. Cavas retas e silhuetas "confort" em vestidos, batas e camisas são obtidos através da desconstrução da alfaiataria.
 Na cartela de cores, a marca apresenta tons secos de rosas e violaces, além de branco, bege, cru, vermelho e laranja.



Mas o mais charmoso é a estamparia, que remete às ilustrações monocromáticas em xilogravura. Inúmeros rostos foram desenhados, lembrando os tantos tipos que povoam o sertão. Há ainda árvores secas e pássaros.  Formas geométricas também estão em muitas peças da coleção.

2 comentários:

  1. Oi Mariana, adorei as roupas. A grife é de Governador Valadares, mas somente lá é que podemos comprá-las, ou há lojas no Rio? Beijos, charbelle.

    ResponderExcluir